top of page

 

Jaime Camil

 Carreira

A carreira artística de Jaime Camil começou em 1993, quando era locutor de uma rádio mexicana e, dois anos depois, estreou na televisão conduzindo os programas "El Show de Jaime Camil" e "Qué Nochecita con Jaime Camil", ambas na emissora mexicana TV Azteca.

Em 1997, participa do longa-metragem "Delfines", porém, por razões desconhecidas, somente é lançado em 2003. Em Junho de 2000, lança seu primeiro álbum de estúdio, Para Estar Contigo, que obteve um relativo sucesso no México, América do Sul e EUA.

Em Julho, Camil enfim tem sua estréia nas telenovelas com "Mi Destino Eres Tú", na Televisa, em que contracenou com a atriz e cantora Lucero e com o ator Jorge Salinas, interpretando o antagonista Maurício.

Pelo seu trabalho na trama, Jaime Camil foi indicado ao Prêmio TVyNovelas na categoria "Melhor Revelação Masculina", porém perdeu para o ator Valentino Lanus.

 

Em 2001, Camil participou de vários episódios da série cômica "Diseñador Ambos Sexos", além de contribuir para um álbum em tributo às vítimas dos ataques de 11 de Setembro. Em Novembro do mesmo ano, o artista lança seu segundo álbum de estúdio, Una Vez Más. Seus dois singles, "Dime" e "Muriendo Por Tí", alcançaram a 17ª e a 36ª posição na Hot Latin Tracks respectivamente, assim como a 18ª e a 24ª posição na Latin Pop Airplay. Independente disto, o álbum não obteve divulgação esperada e Camil resolveu dar um tempo na carreira musical e investir somente na atuação.

Em 2002, apresentou a edição mexicana do reality show "Operación Triunfo". Em 2004, protagonizou a novela "Mujer de Madera" ao lado de Edith González, Gabriel Soto e Ana Patrícia Rojo, interpretando César Linares, o curta-metragem "Mariana Made in Tepito" e os filmes "Puños Rosas" e o bem sucedido Zapata: El Sueño del Héroe", ao lado de Alejandro Fernández e Lucero.

Camil também tem sua estréia no teatro com a versão mexicana do musical "West Side Story", em que ganhou o Palma de Oro de "Melhor Ator em um Musical".

Em 2005, Camil continuou a atuar no teatro com os musicais "Los Reyes del Mambo" e "Latinologues da Broadway". No mesmo ano, participou do longa "7 Días", em que ganhou o Diosa de Plata de "Melhor Ator Coadjuvante" e protagonizou o curta-metragem "Volver, Volver".

O ano de 2006 foi bastante significativo na carreira de Camil, pois eis que surge a grande alavanca que tornaria o ator mais conhecido, não só no México, como também em outros países, assim como seria considerado posteriormente pelo próprio um divisor de águas em sua carreira.

Camil é escolhido pela produtora Rosy Ocampo para protagonizar juntamente com a atriz Angélica Vale uma adaptação da novela colombiana "Yo Soy Betty, la Fea", interpretando o empresário Fernando Mendiola.

"La Fea Más Bella", nome da produção mexicana, durou por volta de um ano e dois meses se encerrando no início de 2007 e obteve grande sucesso no México e posteriormente em diversos países. Seu último capítulo, que teve duração de três horas e sua exibição em pleno domingo, acabou superando a audiência do Academy Awards, que estava sendo transmitido no mesmo horário pela TV Azteca, concorrente da Televisa.

No Brasil, a trama teve sua estréia em 20 de Março de 2006, quase dois meses após o seu início em seu país de origem e foi transmitida pelo SBT. Pelo seu trabalho na trama, Camil foi indicado ao Prêmio TVyNovelas de "Melhor Ator" e ganhou o Prêmio Bravo pela mesma categoria. Ainda em 2006, o ator também protagonizou o filme "I Love Miami".

Em 2007, o ator volta aos palcos com os musicais "Peter Pan e El Diluvio Que Viene", em que ganhou o prêmio Águia de Oro de "Melhor Ator de Comédia". Após ter atuado em "La Fea Más Bella", Camil passa a ter preferência em fazer somente novelas cômicas e por isso, em 2008 o ator volta a televisão com a novela "Las Tontas No Van al Cielo", ao lado de Jacqueline Bracamontes e Valentino Lanus, interpretando o cirurgião plástico Santiago.

No Brasil, a trama foi exibida em 2010 no período da tarde, pelo SBT. Ainda em 2008, o ator retorna ao teatro com o musical "Aladino: El Musical de los 3 Deseos" e protagoniza o filme "All Inclusive: Todo Incluido". Em Outubro do mesmo ano, resolve voltar ao ramo da música lançando seu terceiro álbum de estúdio, Vol. 3.

No ano seguinte, Camil protagoniza a comédia romântica "Recién Cazado", ao lado da atriz venezuelana Gabriela Vergara. No mesmo ano, apresenta ao lado de Javier Poza, a série "Aventura por México", e também empresta a voz para a animação "El Agente 00-P2". Ainda em 2009, protagoniza a novela "Los Exitosos Pérez", remake da trama argentina "Los Exitosos Pells". Mesmo tendo sido exibida no México, a trama foi inteiramente rodada na Argentina e contou com a produção da Televisa em parceria com a Endemol. Com "Los Exitosos Pérez", Camil provou ser bastante versátil ao interpretar gêmeos de personalidades distintas que foram separados ao nascer: um é homosexual arrogante e jornalista conceituado, e o outro é ator e professor de teatro endividado e de bom coração.

Em 2010, o ator protagoniza a comédia dramática "Regresa", ao lado da atriz Blanca Soto. Pelo seu trabalho no longa, Camil ganhou o Prêmio Juventud de "Melhor Ator em um Filme" e o Prêmio People en Español de "Melhor Ator". No mesmo ano, o artista apresenta a série documental "El Gran Mexicano" exibida pela History Channel, e o programa "El Gran Show", exibida pela Univision. Este último, durou somente três meses por ter amargado baixos índices de audiência, se encerrando em Fevereiro de 2011. Após o cancelamento do programa, Camil protagoniza ao lado de Miguel Rodarte e Jesús Ochoa, o longa "Salvando al Soldado Pérez".

Em 2012, Camil volta a se destacar na televisão, protagonizando a novela cômica "Por Ella... Soy Eva", ao lado da atriz e cantora Lucero e dos atores Marcelo Córdoba e Jesús Ochoa. A trama acabou se tornando a segunda mais bem sucedida da carreira do ator, além de ter provado mais uma vez que é versátil pelo fato de ter feito uma mulher. Em "Por Ella... Soy Eva", Camil interpreta Juan Carlos Caballero, um executivo bem-sucedido, mulherengo e machista que com o decorrer da história, passa a se disfarçar de mulher. A viúva e feminista Eva, alterego de Juan Carlos, chega a lembrar bastante a personagem Dorothy Michaels, interpretada por Dustin Hoffman, do filme Tootsie de 1982. Camil constatou que para fazer a Eva, ele teve aulas com profissionais que treinam as misses mexicanas, além de ter aprendido a fazer vários gestos femininos. No período da novela, o ator declarou que o processo de maquiagem do personagem durava por volta de duas horas e meia, além de ter postado um vídeo em que mostra todo o seu processo de transformação.

Camil também gravou toda a trilha sonora da trama, inclusive sua música-tema. O álbum foi lançado em Maio de 2012.

No Brasil, a trama foi exibida entre Dezembro de 2013 e Maio de 2014 no período da tarde, também pelo SBT. Pelo seu grande desempenho na novela, Camil foi indicado a vários prêmios, inclusive o Prêmio TVyNovelas, o Prêmio People en Español, o Prêmio Juventud e o Kids' Choice Awards México de "Melhor Ator". No mesmo ano, Camil também protagoniza os longas "El Cielo en tu Mirada" e "Chiapas, el Corazón del Café", em que também colaborou como co-produtor.

Em Julho de 2013, Camil faz uma participação especial na série americana "Devious Maids", interpretando o marido de uma das protagonistas. Ainda em 2013, o ator protagoniza os filmes "200 Cartas", em que ganhou o Prêmio ACE na categoria "Melhor Ator Coadjuvante", e Pulling Strings ao lado do comediante mexicano Omar Chaparro e da atriz americana Laura Ramsey, e o curta-metragem "Zero Hour", ao lado da atriz também americana Camilla Belle. Em Novembro, Camil retorna a televisão protagonizando a novela "Qué Pobres Tan Ricos", ao lado de Zuria Vega, Mark Tacher, Silvia Pasquel e Ingrid Martz, interpretando o milionário empresário Miguel Ángel. Esta é a quarta novela cômica da produtora Rosy Ocampo que Camil protagoniza, tendo sido "La Fea Más Bella" a primeira e "Las Tontas No Van al Cielo" e "Por Ella... Soy Eva", a segunda e a terceira. Em Maio de 2014, com o término das gravações de "Qué Pobres Tan Ricos", Camil tem sua estréia como produtor executivo do primeiro álbum do grupo musical mexicano "Barston15" e também é escolhido para integrar ao elenco da série americana "Jane the Virgen", adaptação da novela venezuelana "Juana la Virgen" de 2002, interpretando Rogelio, um ator de televisão. A série ainda está em produção e tem previsão de estréia pelo canal The CW em Outubro. Em Junho, estréia como diretor trabalhando com o videoclipe do primeiro single do grupo Barston intitulado "Perdón", sendo lançado em 31 de Julho.

 

 

 

Assista ao vídeo em homenagem aos 20 anos de Carreira de Jaime Camil:

 

Para saber sobre a discografia de Jaime Camil, continue navegando pela guia discografia no link  >>
bottom of page